Governador Ronaldo Caiado participa da abertura da campanha de vacinação contra aftosa e raiva nesta quinta-feira (5), em Ceres

Cerimônia é organizada pelo Governo de Goiás, por meio da Agrodefesa e da Seapa-Goiás, em parceria com o Instituto Federal Goiano – Câmpus Ceres e prefeitura municipal


A abertura oficial da primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa e raiva em 2022 será nesta quinta-feira (5) na sede do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) – Câmpus Ceres, a partir das 9 horas. O evento terá a presença do governador Ronaldo Caiado, outras autoridades do Governo Estadual, lideranças municipais, dirigentes de entidades representativas de produtores rurais, integrantes da Equipe Gestora Estadual do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PE/PNEFA), profissionais de órgãos públicos e da iniciativa privada e pecuaristas.

O diretor do Campus Ceres do IF Goiano, Cleiton Mateus de Souza, ressalta que o evento é significativo para Ceres, cidade cujo nome lembra a deusa dos cereais e que se caracteriza como berço da produção agropecuária goiana para o abastecimento de Brasília. Também é importante para o IF Goiano, que reúne 15 cursos com um total de 2,3 mil alunos. Ele explica ainda que as instalações são adequadas com auditório amplo para a cerimônia de abertura e setor de bovinocultura para vacinação dos animais. Além disso, a abertura da campanha terá a participação de alunos dos cursos de Zootecnia, Agronomia e Técnico em Agropecuária do IF Goiano, que terão oportunidade de aprimorar seus conhecimentos na área da sanidade animal.

O presidente da Agrodefesa, José Essado, ressalta que as parcerias com o IF Goiano e a prefeitura evidenciam a importância da pecuária de Goiás e o esforço para garantir a sanidade dos animais. O coordenador da Unidade Regional Rio das Almas, Paulo César Romão Júnior, informa que os preparativos já estão na fase final para a realização do evento. A organização está a cargo do Governo de Goiás, por meio da Agrodefesa e da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-Goiás), do próprio IF Goiano e da prefeitura de Ceres.

Primeira etapa

Nesta primeira etapa da campanha de vacinação, iniciada no domingo (1º de maio), deverão ser imunizados contra aftosa um total de 11 milhões de bovinos e bubalinos, de zero a 24 meses. Os pecuaristas devem usar vacina bivalente, na dosagem de 2 ml. Já contra a raiva, a meta é vacinar cerca de 6 milhões de animais em 121 municípios considerados de alto risco para a doença. Neste caso, a vacinação abrange bovinos, bubalinos, equinos, muares, asininos, caprinos e ovinos de zero a 12 meses.

Tão importante quanto vacinar é fazer a declaração, tanto contra a aftosa, quanto em relação à raiva. O prazo para essa providência começou no mesmo dia do início da vacinação (1º/5), mas pode ser feita até 7 de junho, ou seja, cinco dias úteis após a conclusão da etapa. Além dos animais vacinados, os pecuaristas precisam declarar também todos os animais existentes nas propriedades.

Os criadores que possuem acima de 50 cabeças de bovinos e/ou bubalinos devem fazer a declaração obrigatoriamente por via eletrônica no Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás – Sidago, utilizando login e senha do Sistema. O acesso é pelo site da Agência (www.agrodefesa.go.gov.br). Criadores que tenham até 49 cabeças podem fazer as declarações por meio eletrônico, mas também presencialmente nas Unidades Locais da Agrodefesa, no município onde está localizada a propriedade.

Comunicação Setorial da Agrodefesa – Governo de Goiás

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.