Vice Governador valoriza e discute Agroativo em treinamento com Fiscais Agropecuários

Foi realizado na última quinta-feira (15 de abril), treinamento on line para harmonização e apresentação de resultados do Agroativo com cerca de 60 participantes, dentre estes fiscais estaduais agropecuários, Diretoria Executiva da Agrodefesa, representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA – representantes da Vice Governadoria e membros do Programa Goiás de Resultados, com destaque para a presença do vice-governador Lincoln Tejota no evento.

O Projeto Alimento Seguro: Acesso a informação no uso correto de Agrotóxicos, vinculado ao Plano Plurianual – PPA, propõe implementar a ferramenta Agroativo, de educação sanitária através do Programa Goiás de Resultados, objetivando a oferta de alimentos seguros, com o estabelecimento de instrumentos de gestão, entregas e resultados relevantes para a sociedade goiana, gerando resultados efetivos e com grande legado na vida do cidadão.

O Presidente da Agrodefesa, José Essado, fez a abertura do evento destacando o trabalho que vem sendo executado pela autarquia, enquanto o vice-governador Lincoln Tejota parabenizou o trabalho desenvolvido pela Agrodefesa em Goiás, e enalteceu a importância da presença dos fiscais estaduais agropecuários engenheiros agrônomos no campo, que levam informações técnicas aos produtores rurais da necessidade da utilização das boas práticas agrícolas, ao mesmo tempo que favorece a produção e distribuição de alimentos com a qualidade que os consumidores exigem, com sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Quanto ao Agroativo, Tejota solicitou empenho dos fiscais que atuam diretamente no projeto quanto ao cumprimento das metas propostas, promovendo assim, a entrega dos resultados para a sociedade.

O Auditor-Fiscal Federal Agropecuário do MAPA Luis Eduardo Pacifici Rangel explanou sobre um histórico das experiências de fiscalização de agrotóxicos no país, ressaltando a competência da Agrodefesa e a importância do Agroativo como ferramenta de inteligência e gestão nas ações de fiscalização, bem como sua utilização como indicador de resultados e de conformidade quanto às legislações vigentes.

Logo após explicação dos detalhes de execução do projeto pelo fiscal Fabiano Vargas, ponto focal do Programa Goiás de Resultados na Agrodefesa, a fiscal da região de Itumbiara, Mansuêmia Alves do Couto fez uma apresentação sobre um estudo de caso na aplicação do Agroativo no campo, onde foi aplicada, em uma propriedade específica, a ferramenta de educação sanitária com a coleta dos dados durante o ato fiscalizatório, gerando dados confiáveis e qualitativos. Ao longo de três visitas, foi trabalhada e observada a evolução da conformidade de uso de agrotóxicos nesta propriedade, sendo que foi constatada a mudança de baixo grau de conformidade para alto grau de conformidade ao longo do tempo.

Rodrigo Baiocchi Lousa, líder de projetos do Programa Goiás de Resultados, explanou sobre a parte técnica do Agroativo, principalmente quanto as questões do checklist no campo pelos fiscais estaduais agropecuários e a importância de atingirmos os resultados propostos. O evento foi encerrado com momento de rica discussão entre todos os participantes da reunião que contou com participação efetiva e muito representativa de vários municípios.


 

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.